Parecer/Relatório e Apoio Técnico
Descrição do Serviço
Emissão de parecer/relatório técnico sobre assuntos relacionados à infraestrutura de TI (redes, telefonia, hospedagem, CFTV, segurança da informação e governança de TI).
Apoio na instalação e/ou configuração dos sistemas de gestão interna (SPED, SISBOL, SIAPPES, etc), de TI ( filtros de conteúdo Web, antivírus, etc) e de comunicação ( EBChat, EBVoIP, etc).
Benefícios do Serviço
Apoio ao processo de tomada de decisão por parte do Comandante/Chefe/Diretor em assuntos relacionados a TI.
Adequada instalação e configuração dos diversos sistemas utilizados pela OM.
Procedimento de solicitação
Envio de DIEx para o 52º CT no caso de parecer/relatório técnico. Abertura de requisição junto ao Centro de Operações (Cop) do 52º CT.
Elementos do Serviço
a. O serviço oferece aos usuários
-
Consultoria técnica na área de Segurança da Informação, Sistemas, Telefonia, Redes, Infraestrutura de hospedagem, EBNet e Governança de TI;
-
Emissão de parecer ou relatório técnico sobre assuntos relacionados à infraestrutura de TI (redes, telefonia, hospedagem, CFTV, segurança da informação e governança de TI);
-
Apoio Técnico na instalação e/ou configuração dos sistemas de gestão interna, de TI e de comunicação.
b. Este serviço inclui (entrega do serviço)
- Suporte na solução de problemas de TI nas áreas especificadas;
- Visita de apoio técnico;
- Entrega de relatório com possíveis sugestões de melhorias e procedimentos que poderão ser adotados.
c. Usuários do Serviço
Todas as OM da 10ª RM apoiadas pelo 52º CT, devendo observar que:
1. A solicitação de parecer/relatório técnico e/ou consultoria deve ser realizada através do Encarregado da Informática da OM apoiada;
2. Informar a área em que existe necessidade de apoio;
3. Informar seus dados (e-mail, telefone), Organização Militar e informações sobre o pedido;
4. Em até 48 horas úteis, técnicos do 52º CT entrarão em contato para discutir o assunto. Após os contatos supracitados, OM que necessitar de consultoria, deverá enviar um DIEx ao Chefe do 52º CT assinado pelo Cmt/Ch/Dir da OM formalizando sua solicitação.
d. Perguntas Frequentes
1. Existem outras áreas, além das acima listadas, em que posso solicitar consultoria técnica?
Sim, o Centro de Operações irá avaliar sua necessidade e encaminhará para um técnico que terá condições de acompanhar a solicitação.
2. Sim, o Centro de Operações irá avaliar sua necessidade e encaminhará para um técnico que terá condições de acompanhar a solicitação.
O prazo dependerá das características da solicitação, e é fortemente vinculado ao documento de estudo de viabilidade. O estudo de viabilidade tem a finalidade de encontrar a solução técnica necessária, observadas as técnicas e tecnologias existentes além das restrições de recursos. Em média são 30 dias.
3. Quem elabora o documento de estudo de viabilidade?
Esse documento é elaborado pelo 52º CT em conjunto com a OM apoiada, pois é necessária a completa especificação das necessidades e restrições da OM apoiada, a fim de subsidiar a pesquisa e elaboração da solução técnica necessária. Em média um estudo de viabilidade é confeccionado em 20 dias.
4. Como a OM apoiada pode contribuir para que o 52º CT encontre a solução para as suas necessidades de infraestrutura de redes, telefonia, Rede Rádio Fixa e Hospedagem de Sistemas?
O fator de sucesso mais importante para que as necessidades técnicas da OM apoiada sejam atendidas, está relacionada ao trabalho em conjunto realizado entre o 52º CT e a OM apoiada, a fim de se especificar criteriosamente as suas necessidades.
5. Onde a OM apoiada poderá obter o conhecimento sobre a administração de sua infraestrutura e serviços?
O 52º CT oferece consultoria, onde são repassados à OM apoiada conhecimentos sobre técnicas e tecnologias padronizadas pelo DCT e CITEx.
e. Restrições/Limitações de entrega do serviço
- Os estudos de viabilidade serão realizados para as necessidades relacionadas à infraestrutura de redes e telefonia. Necessidades de pequenos reparos, ampliação ou qualquer outro tipo de mudança de pequeno vulto, deverão ser realizadas pelas Seções de Informática das OM;
- O 52º CT não realiza o seguinte:
- Implantação de Redes de Computadores e Rede Telefônica;
- Processo licitatório para execução deste serviço;
- Orçamento do Projeto.
f. Amparos
-
Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (Portaria nr 024-EME, de 02 Abr 07);
-
Instrulções Reguladoras Sobre Análise de Riscos para Ambientes de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro - IRRISC (IR 13-10);
-
Instruções Reguladoras Sobre Segurança da Informação nas Redes de Comunicação e de Computadores do Exército Brasileiro - IRESER (IR 13-15);
-
Instruções Reguladoras para Utilização da Rede Mundial de Computadores (Internet) por Organizações Militares e Militares do Exército (IR 20-26);
-
Instruções Gerais de Segurança da Informação para o Exército Brasileiro (IG 20-19);
-
Instruções Gerais para Salvaguarda de Assuntos Sigilosos (IG 10-51);
-
Instruções Reguladoras para Emprego Sistêmico do Serviço de Correio Eletrônico no Exército Brasileiro - IRESCE (IR 13-06);
-
Instruções Reguladoras para Emprego de Informática no Exército Brasileiro (IR 13-07);
-
Portaria nº 003-DCT, de 31 Jan 07 (Auditoria de Segurança de Sistemas de Informação do Exército Brasileiro) - IRASEG (IR 13-09);
-
Portaria nº 006-DCT, de 5 Fev 07 (Normas para o Controle e Utilização dos Meios de Tecnologia da Informação no Exército - 2ª Edição) - NORTI;
-
Portaria nº 007-DCT, de 13 Fev 07 (Plano de Migração para Software Livre no Exército Brasileiro - 3ª Edição);
-
Portaria nº 45, de 8 Set 09 (Institui, no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional - CREDEN, o Grupo Técnico de Segurança Cibernética);
-
Estratégia Nacional de Defesa, de 17 Dez 08;
-
Diretriz sobre Logística de Telemática (Planejamento e execução para 2013 e 2014).
g. Responsabilidades
Da OM apoiada:
-
Manter em seu quadro militares responsáveis pelos assuntos relacionados à TIC: sistemas de informação, redes de dados, telefonia, etc.;
-
Designar um Militar responsável pelo acompanhamento da implantação da solução técnica, incluindo a execução de serviços de empresas contratadas, se for o caso;
-
Oferecer meios de capacitação aos militares responsáveis na OM por manterem a infraestrutura e os serviços implantados.
Do 52º CT:
- Dirimir as dúvidas sobre a solução técnica apresentada ao militar da OM apoiada.
h. Condições para cancelamento/suspensão de fornecimento do serviço
O cancelamento ou suspensão de uma requisição da OM apoiada poderá se dar pela desistência da mesma ou impossibilidade técnica.