Videoconferência
Descrição do Serviço
Salas virtuais para realização de videoconferências agendadas com suporte.
Benefícios do Serviço
Possibilidade de realizar reuniões remotas por meio da Internet e/ou da EBNet e utilizando qualquer dispositivo (computador portátil, celular, tablet).
Procedimento de solicitação
Acesso direto ao sistema de videoconferência ou abertura de Requisição junto ao Centro de Operações (COp) do 52º CT.
Elementos do Serviço
a. O serviço oferece aos usuários
- Estabelecimento e disponibilização de seções de videoconferência conforme demanda solicitada pelas OM apoiadas.
-
Possibilidade de realizar videoconferência com qualidade entre as OM do Exército.
b. Este serviço inclui (entrega do serviço)
Agendamento de videoconferência;
Cancelamento de videoconferência;
Acompanhamento técnico de videoconferência; e
Gerenciamento da infraestrutura da rede corporativa para videoconferência.
c. Usuários do Serviço
Organizações Militares apoiadas pelo 52º CT.
d. Perguntas Frequentes
1. O que é uma MCU?
A MCU (Multipoint Controller Unit) ou Unidade de Controle Multiponto é um equipamento que permite colocar em contato, através de um sistema de vídeo e áudio, duas ou mais pessoas separadas geograficamente.
2. O que são os terminais de videoconferência
São equipamentos específicos – câmera, projeção de imagem, microfone – que faz a discagem direta para o equipamento MCU, sem a intermediação de um software.
3. Posso realizar uma videoconferência, mesmo não possuindo um terminal?
Sim. Basta possuir um Desktop ou notebook com kit multimídia. Deverá fazer download do software polycom para o 2CTA e Scopia Desktop para o 7CTA e instalar no equipamento que permitirá realizar chamadas para videoconferência. . O software Scopia Desktop requer o Sistema Operacional Windows XP ou versões superiores e os navegadores Internet Explorer 6 ou superiores. No Internet Explorer 11 tem a necessidade de adicionar o Protocolo de Internet (IP) da Unidade de Controle Multiponto (MCU) nas configurações do modo de exibição de compatibilidade.
4. O que é necessário para realizar uma videoconferência?
Um computador com sistema operacional Windows, obrigatoriamente estar na EBNet, possuir internet banda larga, um navegador de internet e o programa polycom instalado.
5. O que ocorrerá, caso algum participante da videoconferência esteja localizado em um Ponto de Presença com taxa de transmissão inferior a 1(um) Mbps?
A videoconferência ocorrerá de maneira irregular, somente no que se refere a esse participante, ou seja, todos os outros participantes não terão problema para ver e ouvir apenas esse participante que possui baixa taxa de transmissão. Analogamente, esse participante terá problema para ver e ouvir todos os outros.
6. Como verifico se os endereços IP que participarão da videoconferência estão corretamente configurados?
Isso pode ser feito entrando em contato com a Centro de operações(Cop) 7º CTA ou 2º CTA, ou com o Gerente Regional da EBNet, localizado em cada CTA/CT de apoio. Caso o endereço IP informado não esteja configurado, será verificado se a OM possui algum outro IP já configurado e, caso este último não ocorra, será solicitada tal configuração à operadora de telecomunicações. Entretanto, pode demandar um tempo para que a operadora realize esse serviço, o que aumenta a importância da antecedência na solicitação do agendamento.
7. A VPN serve para realizar videoconferência?
Não, pois pela configuração do serviço de VPN (criptografia com túneis sobre a internet) há uma grande degradação da qualidade do serviço de videoconferência. Isso, no entanto, não significa que seja impossível realizar uma videoconferência por meio de VPN, porém, tem-se verificado que, na maioria das vezes, esse tipo de videoconferência não possui qualidade.
8. Posso agendar uma videoconferência para um horário em que já exista outra agendada?
Caso isso ocorra, e caso seja impreterível que a videoconferência ocorra nessa data e horário específicos, o usuário deverá entrar em contato com a Centro de operações(Cop) do 7º CTA ou 2º CTA, para que seja feita uma análise técnica da possibilidade ou não da sobreposição das videoconferências. Em geral, caso haja Pontos de Presença sendo usados por duas videoconferências ao mesmo tempo, ocorre a inviabilidade técnica. Nesses casos, a única solução é verificar a possibilidade de que o usuário que marcou primeiro modifique o agendamento de sua videoconferência para uma data e horário vagos.
9. O que é a ferramenta Jitsi?
Definida pelo Citex como ferramenta a ser realizada no âmbito do CITEX, é uma solução de videoconferência gratuita, criptografada e 100% de código aberto.
Informação Importante!
A fim de garantir o acesso e pleno funcionamento da ferramenta durante as reuniões, ressaltamos a necessidade de testes com antecedência. Neste sentido, solicitamos que realize os testes necessários antecipadamente. Comunique à equipe do Centro de operações(Cop)52CT caso ocorra algum problema durante os testes.
10. Como faço meu cadastro de usuário para OM?
Entre em contato com centro de operações(Cop) do 52º CT para realizar o cadastro afins.
e. Restrições/Limitações de entrega do serviço
- Quando o ambiente de aplicação da videoconferência não estiver no equipamento correto;
- Instabilidade da rede de dados.
f. Amparos
- (IR 20-26) Instruções Reguladoras para Utilização da Rede Mundial de Computadores (Internet) por Organizações Militares e Militares do Exército;
- IRESER (IR 13-15) - Instruções Reguladoras Sobre Segurança da Informação nas Redes de Comunicação e de Computadores do Exército Brasileiro;
- IRRISC (IR 13-10) - Instruções Reguladoras Sobre Análise de Riscos para Ambientes de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro;
- IRESCE (IR 13-06) Instruções Reguladoras para Emprego Sistêmico do Serviço de Correio-Eletrônico no Exército Brasileiro;
- (IG 20-19) - Instruções Gerais de Segurança da Informação para o Exército Brasileiro;
- Instruções Gerais para a Salvaguarda de Assuntos Sigilosos (EB10-IG-01.011)
- DSIC - Diretriz de segurança da informação e comunicações do sistema de telemática do exército;
- Cartilha Emergencial de Segurança da Tecnologia da Informação e Comunicações do Exército Brasileiro, aprovada pela Portaria nº 720, de 21 de novembro de 2011, do Comandante do Exército;
- Catálogo de Capacidades de Tecnologia da Informação do CITEx, de 2022.
g. Responsabilidades
Da OM apoiada:
-
Garantir a execução da videoconferência através de suporte técnico local.
Do 52º CT:
-
Manter e garantir o serviço e o apoio técnico a videoconferência.
h. Condições para cancelamento/suspensão de fornecimento do serviço
- Por ocasião do termino da videoconferência (serviço sob demanda);
- Por ocasião da extinção do serviço, seção, divisão ou mesmo OM para a qual a demanda foi solicitada.