Acesso à RITEX
Descrição do Serviço
Acesso aos recursos de telefonia disponíveis na Rede Integrada de Telecomunicações do Exército (RITEx).
Benefícios do Serviço
1) Realização de chamadas telefônicas sem custo entre as diversas OM;
2) Acesso ao Catálogo Telefônico do Exército (Pergaminho): http://pergaminho.eb.mil.br.
Procedimento de solicitação
Abertura de Requisição junto ao Centro de Operações (COp) do 52º CT.
Elementos do Serviço
a. O serviço oferece aos usuários
- Acesso à rede corporativa de voz (RITEx), no âmbito do Exército Brasileiro;
- Escala de privilégio para realizar e receber ligações externas da rede pública, através das centrais telefônicas sendo o custo das ligações realizadas tarifadas pela operadora contratada pelas OM.
b. Este serviço inclui (entrega do serviço)
- Disponibilização de ramal VoIP com acesso RITEx (capacidade de realizar ligações corporativas para toda a rede espalhada pelo território nacional, sem custo pelas chamadas);
- Mudança de privilégio do ramal para ligações Locais, Celular, Longa Distancia Nacional (DDD) e Longa Distancia Internacional (DDI) caso a OM possua contrato de telefonia fixa para ligações externas;
- Programações de facilidades de ramal RITEx, tais como chefe/secretária, busca e captura, redirecionamento, cadeado eletrônico, conferência a três, dentre outras;
- Programação de teclas de atalho para aparelhos digitais.
c. Usuários do Serviço
Todas as OM da 10ª RM apoiadas pelo 52º CT.
d. Perguntas Frequentes
1. O que são as Linhas Diretas?
Linhas Diretas (LD) são linhas contratadas diretamente das operadoras da rede pública, totalmente independentes da central telefônica administrada pelo 52º CT. Elas, porém, para chegarem ao usuário, utilizam-se do cabeamento interno administrada pela propria OM.
2. Onde posso consultar a lista telefônica RITEx?
A lista telefônica da RITEx poderá ser consultada no site: http://pergaminho.eb.mil.br.
3. Como posso atualizar minha lista RITEx?
Através da abertura de chamado no Centro de Operações(COp) do 52CT que possui acesso privilegiado para alteração do sistema.
e. Restrições/Limitações de entrega do serviço
Para disponibilização e instalação de RITEx:
A solicitação de disponibilização e instalação somente será atendida se:
- houver ramal disponível na central;
- houver pessoal habilitado na OM (deverá realizar o atendimento em primeiro nível);
- houver acesso disponível na infraestrutura de cabeamento da OM.
Para mudança de local de ramal:
Havendo disponibilidade de ponto de acesso na rede interna da OM, a mudança será executada, caso contrário, será solicitado que à OM providencie o acesso;
Importante: Aparelhos TIP (Telefone IP) poderá compartilhar o acesso de dados do computador.
Para mudança de privilégio de categoria na RITEx:
A liberação de privilégios somente será efetuada, mediante solicitação da OM e sua autorização por DIEx.
f. Amparos
Não se aplica.
g. Responsabilidades
Da OM apoiada:
- Manter a Central Telefônica instalada bem como todos os equipamentos de voz, como: modem da operadora, equipamentos de voz, cabeamento, etc, em condições de funcionamento;
- Suporte de 1º nível na rede física da OM, como instalação de ramais, substituição de aparelhos, manutenção de ramais, mudança de privilégio, etc;
- Para ligações interurbanas utilizar somente a operadora contratada, bem como responsabilizar-se por todas as ligações efetuadas ou recebidas;
- Manter a rede telefônica interna em condições de funcionamento, caso ainda possua ramal utilizando a infraestrutura analógica.
Do 52º CT:
- Garantir a capacidade de disponibilização do sistema telefônico funcionando 24/7 e atender à solicitação da OM apoiada no prazo estabelecido;
- Atualizar Sistema PERGAMINHO e lista digital do 52º CT.
- Monitorar a disponibilidade, confiabilidade e performance da RITEx;
- Apoiar a OM na realização dos atendimentos de 1º Nível de Telefonia.
h. Condições para cancelamento/suspensão de fornecimento do serviço
Em caso de desistência por parte da OM apoiada.